Você está pronto para abrir uma franquia? Responda a essas 5 perguntas e descubra

By Leave a comment
Voce-esta-pronto-para-abrir-uma-franquia

Abrir uma franquia representa uma oportunidade interessante para aqueles que desejam respirar novos ares e empreender. É uma grande oportunidade de realizar o sonho de ter o próprio negócio, sem ter que começar tudo do zero.

Contudo, investir neste setor representa estar disposto a aplicar não só um alto investimento inicial, mas dedicar seu tempo e trabalho para que as chances de sucesso aumentem. É nesse momento que a insegurança de investir um capital acumulado por anos junta-se à dúvida sobre a capacidade de gerir um negócio por conta própria, resultando em uma possível indecisão.

Portanto, se você ainda está incerto sobre abrir uma franquia, tente responder às cinco perguntas que preparamos a seguir. Há uma grande chance de você saber a sua resposta ao final do texto.

Você tem recursos suficientes?

É importante entender quais são os custos envolvidos na abertura de uma franquia. Além da Taxa de Franquia e da compra das mercadorias, existem outros detalhes que o empreendedor deve considerar na hora de planejar seu novo negócio. Dê uma olhada nessa lista com os itens que devem ser levados em conta.

  1. Taxa de franquia
  2. Ponto comercial
  3. Abertura de empresa
  4. Projetos
  5. Obra
  6. Mobiliário
  7. Equipamentos e licenças
  8. Estoque inicial
  9. Capital de giro

É importante também adicionar recursos para cobrir imprevistos e para suprir o seu custo de vida enquanto a franquia não é inaugurada.

Você está pronto para colocar a mão na massa?

As franquias são uma excelente opção se você quiser sentir a experiência de ser um empreendedor com uma estrutura já organizada. É uma oportunidade de ter o seu próprio empreendimento sem ter que construir a marca do zero e brigar por um lugar no mercado. Você não está sozinho na administração e conta com uma retaguarda qualificada e experiente para consultar: uma espécie de mapa para o sucesso bem em suas mãos.

Só que confundir estrutura com não colocar a mão na massa é um risco que o franqueado não pode correr. Por melhor que seja a franquia, não existe sucesso certo ou lucro garantido. Você vai precisar tomar decisões, lidar com os colaboradores, cuidar do caixa, do estoque, das finanças e da parte legal do negócio. Você deve se certificar de que está pronto para se dedicar integralmente ao negócio para maximizar as chances de sucesso.

Você pode esperar pelo dinheiro?

O prazo de retorno das franquias não é certo. Cada empresa costuma determinar uma média do seu payback. Existem franquias que concedem um tempo menor do que 24 meses – média de mercado – para que você atinja seus rendimentos, desde que faça um bom trabalho de gerenciamento.

Além disso, nada impede que você insira um pró-labore sobre o faturamento da sua empresa. Essa é uma medida útil nos casos em que o franqueado não possui outra fonte de renda. Só tenha em mente que a rede franqueadora não desconta o pró-labore no cálculo do payback. Ou seja, o que importa é o valor total retornado mensalmente.

Você já estudou sobre o segmento que quer entrar?

É importante pesquisar o segmento levando em conta o desempenho financeiro, mas é crucial conhecer as características da operação de cada segmento e entender se existe uma afinidade com o modelo de negócio.

Você está pronto para ser o líder na gestão?

Abrir uma franquia significa ser dono do próprio negócio e ser responsável pela gestão de algumas ou muitas pessoas. É uma posição que, embora garanta autonomia e controle dos processos, às vezes também pode ser muito solitária. Você deve estar preparado para assumir essa posição e tocar o negócio.

Com as respostas acima, ficou um pouco mais claro entender se você está pronto para abrir uma franquia? Gostaríamos de dizer que, se respondeu sim para as cinco questões, então você está definitivamente pronto para abrir a sua franquia. A ideia é que você faça um balanço e reflita sobre esse grande passo a tomar. Se possível, converse com outros franqueados que tiveram que responder às mesmas questões antes de começar o negócio.

Quer saber mais sobre franquias? Acompanhe nosso blog e tenha acesso a outros conteúdos!

CTA-ABRIR-FRANQUIA

Post anterior
Próximo post

Leave a Reply

Your email address will not be published.