À prova de crise: descubra como escolher a franquia certa para empreender em uma economia incerta

By Leave a comment
Franquia-a-prova-de-Crise

A crise econômica, que fez o país ser rebaixado na agência Fitch de investimentos, demonstra o quanto o cenário está desfavorável a quem está dando os primeiros passos para abrir seu negócio sem ter experiência e o suporte de uma equipe qualificada no mercado.

Quem escolhe franquias, pelo menos nesse quesito, está largando na frente, já que, segundo a ABF, o segmento vem registrando um aumento de faturamento anual, apesar do momento delicado do mercado brasileiro. Escolher a franquia certa para você é fundamental para que o investimento realmente seja certeiro. Continue lendo e saiba como optar pelo caminho ideal:

Escolha um segmento que tenha alguma afinidade

Você deve escolher um segmento que o motive a se envolver com o negócio, até porque trabalho não vai faltar. Tenha em mente que, mesmo que a franqueadora possua uma excelente estrutura, até mesmo um consultor que acompanhe semanalmente seus resultados, você será o responsável pela operação da sua loja.

Isso não quer dizer que você precisa ser um especialista no setor que pretende investir. O essencial mesmo é ter boas noções de gestão administrativa, operacional e financeira. É verdade que o suporte oferecido pela franqueadora inclui treinamento de equipe, ferramentas de gestão e suporte de campo. Contudo, são apenas instrumentos para que você ponha a mão na massa e administre a franquia.

Estude o mercado das franquias

Após entender as características da operação de cada segmento e destacar os que você tem mais afinidade, o próximo passo é comparar o desempenho deles no mercado. Faça um acompanhamento das estatísticas mais recentes e pesquise pelas tendências que cada setor apresenta.

A pesquisa mais recente lançada pela  ABF, em 2015, diz que os setores com a maior taxa de ampliação do faturamento foram, nessa ordem:

  • Acessórios Pessoais e Calçados (12%);
  • Negócios, Serviços e Outros Varejos (10,2%);
  • Hotelaria e Turismo (9%);
  • Alimentação (8,9%);
  • Veículos (8,8%).

Estes são números que podem ser comparados com as tendências do mercado como um todo. Assim, você consegue mapear e separar segmento por segmento, entendendo quais são os mais promissores para você investir mesmo durante a crise.

Entenda qual o investimento requerido pelas franquias mapeadas

Depois de ter definido o segmento, uma das principais inseguranças dos empreendedores é a capacidade de investimento e o tempo de retorno. O Portal do Franchising tem uma tabela de franquias filiadas à ABF e o investimento inicial requerido por cada uma delas. É essencial lembrar que o investimento inicial não se limita à taxa de franquia + obra. Os gastos também devem incluir os custos com mercadorias, ponto de venda, taxas de franquia e despesas pré operacionais.

Talvez este conteúdo também possa ajudar:

CTA-ABRIR-FRANQUIA

Analise as franquias do segmento que você escolheu

Não são todas as opções de franquia que servem para você. Existem alguns pontos que devem ser levados em conta para evitar surpresas. Você deve investigar e solicitar à franqueadora o maior número de informações antes de tomar uma decisão. Algumas perguntas de destaque:

1. Quantas lojas possui e em quais praças?
2. Há quanto tempo está no mercado?
3. Qual a taxa de mortalidade das franquias?
4. Quais são os planos de expansão?
5. Qual a margem de lucro estimada?
6. Quais são os investimentos para iniciar a operação?
7. Como funciona a negociação do ponto comercial?
8. Quais são as atribuições da Franquia e do Franqueado?
9. Contato de franqueados e ex-franqueados.

A partir da definição, atenção à COF

A COF – Circular de Oferta de Franquia – é entregue ao candidato a franqueado que demonstra real interesse na compra da franquia e que tenha passado pelos critérios de avaliação preliminar da rede franqueadora.

Portanto, quando você tiver acesso a esse documento previsto na lei de franchising (Lei Nº 8.955), poderá ver detalhes da operação de aquisição, das exigências aos candidatos, informações financeiras e contatos de franqueados e ex-franqueados. A lei de franquias garante que o prazo mínimo para a análise da COF antes de assinar um contrato de franquias é de 10 dias.

Faça também um mapeamento inicial dos seus interesses e, a cada etapa, reduza as opções de acordo com o proposto. Ao final, provavelmente já terá uma ideia bem mais clara sobre qual é a melhor rede para você se tornar um franqueado. Para mais conteúdos sobre franquias, acompanhe nosso blog!

Post anterior
Próximo post

Leave a Reply

Your email address will not be published.